Finalmente foi anunciada uma, digamos, "vontade política" em construír uma ligação por metro de superfície entre as cidades de Braga e Guimarães, para ligar a segunda à estação de TGV da primeira. Antes que a "vontade política" passe (pois a classe política é conhecida pela sua volubilidade) é necessário deixar aqui algumas ideias para o traçado do dito:
- o objectivo original é ligar Guimarães à estação de TGV (algures entre Real, Semelhe e Gondizalves);
- como o projecto tem de ter viabilidade económica (e a simples ligação de Guimarães ao TGV fica longe de a garantir) o metro deve passar pelo centro de Braga e ter uma estação no centro de Guimarães;
- para aproveitar ainda melhor o investimento, deverão estar também servidos por esta rede os maiores pólos comerciais, os 2 pólos universitários, o futuro Hospital Central e o futuro Laboratório Internacional Ibérico de Nano-tecnologia.
Para cumprir estes pressupostos, mantendo os custos (e logo os troços subterrâneos) tão controlados quanto possível, proponho o seguinte traçado:
Linha 1: Estação TGV - Estação CP-Av.Central (via túnel rodoviário já existente que apenas teria de ser alargado, a estação fica na metade Norte dos 2 primeiros pisos do parque de estacionamento) - cruzamento da Julio Fragata com a Rua N. de Sta.Cruz (via Rua de S. Victor que ficaria fechada ao trânsito excepto autocarros) - UM/Hospital(via Rua N. de Sta. Cruz que ficaria fechada ao trânsito excepto autocarros) - LIIN (paralelamente à rodovia)
Linha 2: Dolce Vita - Bragaparque/Retail Center (paralelamente à circular) - cruzamento da Julio Fragata com a Rua N. de Sta.Cruz(interface com a linha 1) - Carrefour - AvePark (via túnel) - Azurém - Guimarães(centro)
Depois faço um mapa para ilustrar a ideia.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário