quarta-feira, 15 de outubro de 2008

A homenagem aos fundadores da cidade






Como muitos saberão, Braga foi fundada por volta do ano 27 a.c. no seguimento da política de romanização da Península Ibérica por parte do Imperador Augusto. 

Na época foi um cavaleiro romano, Paulo Fábio Máximo, que estabeleceu o local onde surgiria a então chamada Bracara Augusta - Bracara por estar em território onde estava estabelecida a tribo celta dos Brácaros, Augusta em honra do Imperador.

Mais de 2000 anos passados essa mesma cidade deveria prestar a homenagem merecida aos seus fundadores, no seguimento da aposta turística na origens remotas da cidade que já é feita anualmente na "Braga Romana".

Assim, e por forma a poupar os recursos cada vez mais escassos, apresento um plano para simultaneamente efectuar esta homenagem, embelezar o topo do monte Picoto, estruturar o futuro da expansão da cidade para o Vale do Cávado e resolver a questão dos acessos à futura estação de TGV. A ideia passa por colocar, no topo do monte Picoto, uma réplica em tamanho gigante (estilo Cristo-Rei) desta escultura do Imperador Augusto.

O dedo do Imperador apontaria precisamente para uma nova e monumental praça, numa posição central do Vale do Cávado, onde figuraria outra estátuta tipo "Marquês do Pombal", desta feita em honra de Paulo Fábio Máximo - esta praça seria chamada de "Praça do Fundador" ou "Praça dos Fundadores".

Esta praça seria o cruzamento de duas novas e modernas avenidas, com faixa tripla em cada sentido, ciclovias nas bermas, e um espaço de separação central suficientemente largo para abarcar, no futuro, um linha dupla de metro ou eléctrico. Uma das avenidas começaria nos proximidades do Estádio Axa, terminando algures junto ao Cávado entre as pontes do Bico e de Prado. A outra avenida, perpendicular a esta e concorrendo com ela na "Praça dos Fundadores", começaria algures em Mire de Tibães (ou onde for construída a futura estação de TGV) e terminaria algures em Palmeira, Adaúfe ou Navarra.

A primeira avenida seria a "Avenida César Augusto" e a segunda (que com mais de 5 Kms seria a maior avenida de Braga) prestaria a justa homenagem ao homem que, realmente, criou esta cidade - seria a "Avenida Paulus Flavius Maximus".

Se pensarmos bem ... o custo de tudo isto não seria nada de extraordinário - meter alcatrão no chão (sobretudo tratando-se de verdadeiras avenidas que, como tal, teriam rotundas ou semáforos em vez de "obras de arte") e erguer estátuas não é das actividades mais caras em termos de construção civil. Mas pensem no que isto poderia fazer pelo turismo, pela expansão da cidade, pela mobilidade na zona norte da urbe e, mais importante, pela própria "Alma Bracarense"?

Gostaria que as forças políticas desta cidade, os executivos actuais e/ou futuros que realmente têm ou terão a possibilidade de implementar aquilo que o cidadão comum apenas pode idealizar e divulgar, pensassem nesta ideia.

Os mapas estão para breve!

 

Sem comentários: