Estava noutro dia a comentar um post sobre os novos paradigmas do transporte ferroviário no Minho quando me lembrei de uma melhoria que não tem tido a discussão adequada na blogosfera - a construção de uma concordância em Nine.
Antes de mais: o que é uma concordância? É um pequeno ramal que permite a transição entre duas linhas concorrentes.
Em Nine existe concordância entre o ramal de Braga e a Linha do Minho APENAS na direcção Braga-Porto. A concordância com a direcção Braga-Valença não foi contemplada quando foram feitas as obras de modernização. A construção desta concordância, que seria extremamente barata dado que para "encaixar" no local uma curva com cerca de 600 metros de raio apenas seria necessário demolir duas ou três construções e o terreno é plano, traria à ferrovia minhota novas e interessantes possibilidades:
- a criação de um novo serviço suburbano directo entre Braga e Barcelos, reforçando simultaneamente as ligações entre Couto de Cambeses e Braga;
- a possibilidade de criação de um serviço inter-urbano directo entre as duas capitais de distrito minhotas, que ouso pensar que teria uma enorme afluência, sobretudo durante o Verão.
Se combinada com a construção de uma linha para Guimarães, saíndo da estação de Maximinos, estaria já assegurada a interligação por comboio entre as cidades do quadrilátero e, simultâneamente, reunida a "massa crítica" para forçar a construção do túnel ferroviário Maximinos-S.Vicente-Gualtar.
Não será este pequeno investimento um bom "pontapé de saída" para a revolução ferroviária no Minho?
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