sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Minho: utopia ou ideal para o futuro?

Estava a responder um um thread num conhecido fórum de discussão sobre urbanismo e fiquei de tal forma maravilhado com a visão com que me deparei que não posso deixar de reproduzir aqui o meu ideal de desenvolvimento para o Minho (com alguns "upgrades"):


1 - candidatar Braga à organização de uma exposição mundial. Dado que a Expo 2008 é em Saragoça, as expos realizam-se de 5/5 anos e é contra-producente organizar 2 expos seguidas em zonas geograficamente próximas proponho a candidatura à organização da Expo'2018. A zona a requalificar seria a margem esquerda do Cávado.


2 - desenvolver infraestruturas/projectos tais como:
-desaçoreamento do Cávado (e do Homem) desde Braga até Esposende com viagens turísticas em embarcações de pequeno/médio porte em todo o curso do rio, com paragem estratégica em Barcelos para visita ao centro histórico;

-eléctrico "turístico" (à moda antiga) desde o elevador do Bom-Jesus até ao rio Cávado passando pelo centro histórico;

-Comboio interurbano Guimarães-Braga; Esposende-Barcelos-Braga; Ponte de Lima - Vila Verde - Braga; electrificação do troço Viana do Castelo - Barcelos (e inter-modalidade em Barcelos como as ligações para Esposende e Braga). A estação Central em Braga seria feita algures entre o Espaço Braga e o Estádio Axa com o prolongamento da linha desde a estação actual por debaixo da Rodovia.

- em Guimarães ligação estação CP - Castelo e estação CP - S.Torcato em eléctrico turístico;

- em Barcelos construção de um Casino (de dimensão razoável);

- em Vila Verde construção de um jardim zoológico (para não ficar encaixado no meio dos prédios como o Zoo de Lisboa);

- em Famalicão construção de um mega centro de exposições e requalificação do PEB para Palácio dos Desportos.- deslocalização do aeródromo para a zona do "estirão de Prado" - pista de 2200 m preparada para aeronaves família A320;

- deslocalização do autódromo para Esposende ou Viana do Castelo - com categoria para recepção de provas de F1 ou motoGP.

- construção do mega-parque de diversões da actual zona do autódromo;

- construção de três linhas de metro (subterrâneo): - 1ª: UM - Estação TGV - 2ª: Taipas(AvePark)-Continente-EBraga-Estação Central CP-DVita-Expo'2018(Este)-Vila Verde - 3ª: "Circular Central": BParque - Sá de Miranda - C.Camionagem-Pópulo-C.Hortas - Museu D. Diogo de Sousa - Palácio Desportos - Continente -LIIN - Bparque

Depois da Expo, a zona seria requalificada em CBD com um grande centro de congressos e meia dúzia de torres em aço e vidro (não mais de 40/50 andares).

A partir daí o desenvolvimento em flecha da região seria já inevitável tornando-a claramente uma zona atractiva para a população portuguesa jovem em busca de qualidade de vida e um pólo turístico de dimensão europeia (pelo menos)!

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