sábado, 31 de maio de 2008

Novo parque de diversões...será que a novela não tem sequela?

Primeiro era um consórcio anglo-saxónico que estava interessado em construír um novo parque de diversões com pista de ski e tudo e só faltava identificar o local com a orografia adequada.
Depois já eram dois parques em vez de um.
Depois foi anunciado que o investimento era de 100M€, que a promotora era a DST e que o projecto, práticamente concluído, ia ser apresentado lá para o fim de janeiro de 2008.

Desde então não se soube mais nada...

Será que alguém pensa que nos vamos esquecer??

quarta-feira, 21 de maio de 2008

O preço do petróleo e a areia para os olhos

Estive a fazer algum exercício de memória e lembro-me que, há 5 anos atrás, o petróleo custava cerca de 50 Dólares o barril que, ao câmbio dessa altura, equivalia a cerca de 60€.

Hoje o Euro fechou a valer 1,578 dólares e o barril de petróleo fechou a cotar em 133 dólares, ou seja, a valer cerca de 84€.

Bem feitas as contas o petróleo, para nós que funcionamos em euros, apenas subiu cerca de 40% nestes 5 anos.


Alguém me pode explicar porque é que o gasóleo subiu 100% no mesmo período?

É que, se é para aldrabar, eu não me importo de pagar em dólares se me fizerem o gasóleo a 1,35 dólares o litro!

domingo, 18 de maio de 2008

Concordância em Nine - é fácil, é barato e dá milhões

Estava noutro dia a comentar um post sobre os novos paradigmas do transporte ferroviário no Minho quando me lembrei de uma melhoria que não tem tido a discussão adequada na blogosfera - a construção de uma concordância em Nine.
Antes de mais: o que é uma concordância? É um pequeno ramal que permite a transição entre duas linhas concorrentes.

Em Nine existe concordância entre o ramal de Braga e a Linha do Minho APENAS na direcção Braga-Porto. A concordância com a direcção Braga-Valença não foi contemplada quando foram feitas as obras de modernização. A construção desta concordância, que seria extremamente barata dado que para "encaixar" no local uma curva com cerca de 600 metros de raio apenas seria necessário demolir duas ou três construções e o terreno é plano, traria à ferrovia minhota novas e interessantes possibilidades:
- a criação de um novo serviço suburbano directo entre Braga e Barcelos, reforçando simultaneamente as ligações entre Couto de Cambeses e Braga;
- a possibilidade de criação de um serviço inter-urbano directo entre as duas capitais de distrito minhotas, que ouso pensar que teria uma enorme afluência, sobretudo durante o Verão.

Se combinada com a construção de uma linha para Guimarães, saíndo da estação de Maximinos, estaria já assegurada a interligação por comboio entre as cidades do quadrilátero e, simultâneamente, reunida a "massa crítica" para forçar a construção do túnel ferroviário Maximinos-S.Vicente-Gualtar.

Não será este pequeno investimento um bom "pontapé de saída" para a revolução ferroviária no Minho?

ABC ganha a Taça

Depois de consumada a perda do título para o Benfica, ou melhor, para as arbitragens pois no 2º jogo os dois melhores jogadores que o Benfica pôs em campo foi mesmo a dupla de arbitragem, o ABC tornou a passear a sua classe em campo ao vencer de forma contundente o Futebol Clube do Porto na final da Taça de Portugal.

Uma nota especial para a boa recepção que o ABC teve no Pav. Francisco de Holanda e para o apoio que se fez sentir das bancadas durante o jogo.

Parabéns ABC!